A melhor festa de réveillon é no Rio de Janeiro!

terça-feira, 21 de novembro de 2017 Rio de Janeiro Aqui Rio de Janeiro Aqui Rio de Janeiro Aqui

O Réveillon ou Festa de Ano novo no Rio é uma festa de Paz e confraternização, sendo que todos os anos, a dia 31 de Dezembro, cerca de 2 milhões de pessoas vão para as areias e para o “calçadão” de Copacabana na av. Atlantica celebrar o ano novo.

Esta festa e atração turística já se tornou uma tradição da cidade, e milhares de pessoas de todo o Mundo visitam o Rio de Janeiro para a grande festa. Basta andar pelas ruas e nota-se que nesta época a cidade fica realmente agitada, cheia de turistas e visitantes.

Na noite de réveillon, muitas pessoas vestem-se de branco por tradição ou pelo simples sentimento de que isto trás sorte para o novo ano, outras por fé, quando se trata de seguidores de religiões afro-brasileiras como Iemanjá.

Muitas levam uma garrafa de vinho ou champagne, à espera do ano que é celebrado com uma magnífica e inesquecível queima de fogos iniciada à meia noite, e portanto, mesmo que não leve, prepare-se para levar alguns respingos de alguma champanhe cuja rolha voa pelos ares chacoalhada por alguém eufórico à espera do novo ano.

A praia fica toda iluminada, a alegria e a descontração toma conta de tudo. Muitas pessoas levam cadeiras de praia e formam grupos de amigos na areia, levando também bebidas e alguns salgados, para conversarem e distraírem-se enquanto esperam pela queima de fogos mais perto das ondas do mar.

Inúmeros transatlânticos, grandes e luxuosos navios de cruzeiro param diante de Copacabana para assistir a queima de fogos, e suas luzes são vistas por quem está na praia. Os prédios de apartamentos que dão de frente para a praia, geralmente também ficam com luzes acesas e as janelas iluminadas, com os seus moradores e convidados a assistir à festa.

Por tradição algumas pessoas atiram rosas ao mar, outras brincam a saltar 3 ondinhas, para trazer sorte para o Ano Novo.

As Origens da Festa

Esta festa de réveillon nas areias de Copacabana com queima de fogos, que tornou-se uma tradição da cidade, teve iniciou na década de 80, incentivada por Darci Ribeiro que era vice Governador e era patrocinada por vários hotéis para incentivar o turismo na cidade.

Ficaram famosas as cascatas de fogos do Forte de Copacabana e a cascata do antigo Hotel Meridien, que foi vendido e hoje não mais proporciona o seu próprio espetáculo.

Até algum tempo atrás, os canhões de fogos de artifícios eram colocados na areia, bem próximos ao “calçadão”. Depois do réveillon do ano de 2000, os fogos passaram a ser colocados em balsas nas aguas do mar, por motivos de segurança.

Antigamente, antes dos anos 80, não havia queima de fogos na praia, mas adeptos de Iemanjá, geralmente compareciam à praia vestidos de branco para jogar flores ao mar e oferendas.

Festas e Agitação Toda a Noite

Após a queima de fogos e chegada do ano novo, geralmente um ou mais de um grande espetáculo de música é organizado no mesmo lugar, patrocinado pela prefeitura da cidade. Um grande palco geralmente é montado nas areias para a grande festa, e algum artista famoso geralmente é contratado para animar a festa dando um espetáculo no palco que abre para a praia.

Entre os famosos que já se apresentaram em espetáculos de ano novo estão Chico Buarque e Caetano Veloso entre outros. Rod Stewart teve talvez a sua maior plateia a anos atrás, quando foi convidado.

Noite adentro a festa continua, com as pessoas a dançar ao som da música, a caminhar, a divertir-se num bar ou “kiosks” a beberem cerveja ou a jantar num restaurante da orla madrugada adentro. Até o amanhecer vai existir pessoas a caminhar e a passear pelo “calçadão” ou pelas areias, cada um a comemorar e a participar da festa à sua maneira.

Além de Copacabana, em alguns anos a Prefeitura do Rio de Janeiro também organizou eventos em outras sítios da cidade, como Flamengo, Ipanema, Barra da Tijuca e no Centro. Mas o foco das atenções de intensidade e grandeza é o Réveillon de Copacabana.

Quantas Pessoas Assistem à Festa?

Estima-se que 2000 milhões de pessoas comparecem à praia de Copacabana. No ano de 2008 foram gastas 24 mil toneladas de fogos e em 2009 25 mil toneladas e teve uma duração de 20 minutos. Os canhões dos fogos foram colocados em aproximadamente 8 balsas.

No último réveillon, cerca de 30 torres com poderosas caixas de som foram espalhadas pela praia e quatro telas de cerca de 12 metros foram disponibilizadas para que o público pudesse acompanhar o espetáculo de música.

 

FAÇA LOGIN NA SUA CONTA

Introduza abaixo o email e password
que identificam a sua conta.

Error message here!

Error message here!

NÃO SE LEMBRA DA SUA PASSWORD?

Caso não se lembre da sua password,
ajudamo-lo a repor uma nova password.

Error message here!

É A SUA PRIMEIRA VEZ QUE VIAJA CONNOSCO?

Em apenas 30 segundos poderá abrir a sua nova conta de cliente.

Error message here!

Error message here!

Error message here!

Error message here!

Error message here!

Error message here!

Error message here!

Error message here!

Aceito e subscrevo as
Condições Gerais do site.
Error message here!

Close
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais