O melhor da Jamaica!

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017 Viajar pelo Mundo Viajar pelo Mundo Viajar pelo Mundo

Lugares que merecem uma visita

Se a capital Kingston é uma cidade sem graça e não vale uma parada de mais de um dia, as praias belíssimas que emolduram a ilha merecem uma boa exploração. Especialmente Ocho Rios, Negril e seus arredores. A Jamaica tem cantinhos deslumbrantes. Praias protegidas por barreiras naturais de recifes. Cachoeiras de águas cristalinas que desembocam no mar. Penhascos de rochas calcárias que contrastam com o azul do mar. Lagoas paradisíacas. E é preciso circular sem preguiça. Não vale aterrizar num all-inclusive e ficar parado no mesmo ponto por uma semana. Há muitas coisas para se ver e fazer.

Ocho Rios

Escolhi Ocho Rios como base. Estava muito em dúvida entre Negril e Ocho Rios, mas fiz a escolha certa. Em primeiro lugar pela localização. Ocho Rios fica a uma hora de Port Antonio, duas horas de Montego Bay, três de Negril e duas de Kingston. Além disso, gostei muito dos arredores:

Dun's River Falls (uma cachoeira imperdível)

Frenchman's Cove (minha praia favorita na Jamaica)

Blue Lagoon (lagoa de tirar o fôlego)

James Bond Beach (fonte de inspiração do escritor Ian Fleming)

Nine Mile (vilarejo onde nasceu Bob Marley)

Port Antonio (praia descoberta por Errol Flynn)

Dolphin Cove (para nadar com golfinhos)

Outro aspecto importante é a tranquilidade. As enseadas são pequenas nos arredores de Ocho Rios e tem sempre pouca gente. Já, em Negril a praia é linda, mas muito extensa e lotada de turistas e ambulantes.

A cidade de Ocho Rios em si é bem pequena e simples. Na alta temporada cruzeiros costumam fazer uma parada ali, por isso o lugar se desenvolveu. Enquanto estive por lá não vi nenhum navio. Que sorte.

Fiz o trajeto Kingston - Ocho Rios de carro, em duas horas por uma estrada linda que passa pelas Blue Mountains. Essa é a maior cordilheira da Jamaica. Tem 45 quilômetros de extensão, de leste a oeste. Seu maior pico tem ao redor de 2.200 metros de altitude. As Blue Mountains têm fama internacional pelos grãos de café que produz. Há passeios para quem têm interesse em visitar os cafezais e conhecer o modo como eles processam os grãos.

Outro atrativo no caminho entre Kingston e Ocho Rios é a cachoeira Somerset Falls. É relativamente pequena, mas linda. Vale uma parada para esticar as pernas e se quiser dar um mergulho em suas águas cristalinas.

Port Antonio

Mais ou menos a 100 quilômetros de Ocho Rios fica Port Antonio. É uma cidadezinha muito pequena que cresceu ao redor de dois ancoradouros. Ganhou fama graças ao ator Errol Flynn quando seu iate encalhou naquelas bandas e ele se apaixonou pela região. Por ele ter levado muitas celebridades para lá na época, a fama do vilarejo se espalhou pelo mundo. Bem, o tempo passou e a cidade em si não prosperou. No entanto, muitos milionários construíram casas fantásticas na região. E a simpática marina vale uma parada para um café ou um drinque, claro, feito à base de rum.

Frenchman's Cove

Andando alguns quilômetros a leste de Port Antonio fica Frenchman's Cove - a praia que escolhi como a minha favorita. Que lugar! Paraíso. É a praia mais bonita da Jamaica! Paga-se 10 dólares americanos por pessoa para entrar. Vale cada centavo. A praia tem o formato de uma ferradura. É emoldurada por dois morros repletos de plantas e tem ligação com um rio de águas transparentes. A beleza dessa praia é inacreditável. Tem um restaurante para servir como apoio. Mas, como sempre na Jamaica, a comida é péssima. Mas, isso nem importa.

Blue Lagoon

Andando mais uns três quilômetros a leste de Frenchman's Cove, outro paraíso, Blue Lagoon. Espetacular. A água doce e gelada que sai de um grande poço circular se mistura à água quente e salgada do mar. E o resultado é divino. Dizem que algumas cenas do filme "A Lagoa Azul" (gravado com Brook Shields e Christopher Atkins) foram rodadas ali, mas há controvérsias. Há que diga que isso é apenas ilusão para atrair turistas. Se não for verdade, não faz a menor diferença. A Blue Lagoon é aberta à todos. Não é um lugar privado como as demais praias. Por um lado, isso até atrapalha.

A Blue Lagoon é espetacular, mas não tem boa infra-estrutura. É um lugar para entrar, ver, dar um mergulho e ir embora. Nem tem onde esticar uma toalha para sentar no chão. Dizem que um spa de luxo será feito no local.

Mais à frente tem uma praia de areia branca, bem virgem mais procurada por moradores locais, Winnifred Beach e logo depois a cachoeira de Reach Falls. As cachoeiras são belíssimas na Jamaica. A partir daí não dá para continuar em direção ao leste, pois o furacão que passou em 2005 destruiu tudo nessa região e nada foi refeito. Caso desse para passar, esse caminho levaria à Kingston, a capital da Jamaica.

James Bond Beach

Essa praia fica bem perto de Ocho Rios, numa cidadezinha que se chama Oracabessa. De carro se chega em 20 minutos, a partir de Ocho Rios. Antigamente, a cidadela era centro de exportação de bananas. No entanto, sua fama vem do fato de ter servido como fonte de inspiração para Flemming escrever as estórias de James Bond. Hoje, a casa onde ele morou faz parte do hotel Goldeneye.

Na verdade, a praia nem chegou a ser explorada como deveria. Casualmente, havia uma peneira de atletismo para selecionar meninos e meninas interessados em seguir os passos do ídolo nacional Usain Bolt. Claro que me interessei muito mais por esse encontro genuíno com os jamaicanos do que pela praia.

Curiosamente, ao retornar da praia de James Bond, o motorista parou o carro e mostrou essa ilha. Explicou que era um reduto de nudismo usado pelos hóspedes de um hotel que fica de frente para a ilha.

Dunn's River Falls

Sabe aquele lugar capaz de surpreender você totalmente? Fiquei sem palavras ao chegar nessa cachoeira que fica 3 quilômetros a oeste de Ocho Rios. Espetacular. São várias quedas d'água que saem de rochas de calcário e desembocam no mar. O ingresso custa 20 dólares americanos, mais 20 para o guia. O guia é indispensável. Eles conhecem a cachoeira como a palma da mão e conduzem você numa subida linda e emocionante de 300 metros por dentro d'água. Também é preciso ter sapatos de borracha para entrar. O aluguel é 7 dólares americanos ou para comprar 17.

Bem em frente ao Dunn's River Falls tem outra atração interessante para quem gosta de golfinhos, tubarões e arraias. É o Dolphin Cove. Não fui ao parque, mas é uma boa chance para quem quer ficar cara a cara com os simpáticos golfinhos. Dizem que quando os cruzeiros fazem suas paradas em Ocho Rios, tanto o Dunn's River Falls como o Dolphin Cove ficam lotadíssimos. A ordem é fugir da alta temporada.

Montego Bay

Só vale a pena ficar hospedado nos arredores de Montego Bay quem tem a intenção de ficar em bons hotéis - como o Ritz Carlton Rose Hall, Round Hill Hotel & Villas ou o Half Moon Rock Resort, considerados três dos melhores da Jamaica - e não gosta de circular muito. Eles ficam afastados do centro. A cidade em si é bem feia, com bastante trânsito e as praias interessantes são longe. É a segunda maior cidade da Jamaica. A vantagem é que tem um aeroporto que recebe voos internacionais.

A rua principal é a Gloucester Avenue chamada de Hip Strip (avenida da moda) com lojinhas, bares, restaurantes e um parque muito bem cuidado, o Aquasol.

Partindo de Ocho Rios para Montego Bay são quase 100 km de estrada, percorridos em aproximadamente duas horas. No trajeto há várias paradas interessantes como a caverna Green Grotto Caves que serviu como esconderijo para as tropas espanholas; o vilarejo Nine Mile onde Bob Marley nasceu e passou sua infância; e, a casa assombrada Rose Hall Great House, residência de Annie Palmer chamada de "a Bruxa Branca" que hoje é um museu.

Outro detalhe interessante é que em Montego Bay há vários hotéis hedonistas para quem gosta de liberdade e fortes emoções.

Negril

De Montego Bay a Negril são quase 90 kms. Negril é uma região muito procurada pelos turistas pela fama de ter vida noturna agitada e mar tranquilo. Ostenta uma das praias mais extensas e concorridas da Jamaica, a Seven Mile Beach. Com 12 quilômetros de areia branquinha, água cristalina e serena, mais parece uma lagoa.  Lindíssima! É o paraíso para a prática de mergulho e todo tipo de esportes náuticos.

O por do sol mais badalado da Jamaica fica em Negril, na extremidade ocidental da Jamaica, onde encostas rochosas de calcário se encontram com a água azul turqueza do Caribe. O Rick's Café tem mergulhadores que se jogam das pedras e tornam o espetáculo do por do sol ainda mais interessante.

FAÇA LOGIN NA SUA CONTA

Introduza abaixo o email e password
que identificam a sua conta.

Error message here!

Error message here!

NÃO SE LEMBRA DA SUA PASSWORD?

Caso não se lembre da sua password,
ajudamo-lo a repor uma nova password.

Error message here!

É A SUA PRIMEIRA VEZ QUE VIAJA CONNOSCO?

Em apenas 30 segundos poderá abrir a sua nova conta de cliente.

Error message here!

Error message here!

Error message here!

Error message here!

Error message here!

Error message here!

Error message here!

Error message here!

Aceito e subscrevo as
Condições Gerais do site.
Error message here!

Close
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais